A menopausa é um processo natural na vida da mulher e ocorre pela redução da função dos ovários, resultando numa diminuição da produção de estrogênio, importante hormônio feminino. Ela é caracterizada pela interrupção permanente dos ciclos menstruais por pelo menos 12 meses. A mulher brasileira entra na fase da menopausa por volta dos 50 anos (em média). Quando ela ocorre antes dos 40 anos, consideramos como menopausa precoce.
O estrogênio é o principal hormônio feminino e tem ação direta nos ossos, atuando na sua formação e evitando a sua reabsorção. Considerando que após a menopausa há redução desse hormônio, ocorre uma maior “desgaste” dos ossos, com maior risco de osteoporose. É como se os ossos ficassem mais fracos e mais propensos a fraturas.
Por essa razão, mulheres na pós menopausa têm maior risco de osteoporose do que as mulheres jovens e do que os homens.
A prevenção da osteoporose é extremamente importante. Cuidar da saúde óssea deve fazer parte da sua rotina! Algumas medidas importantes:
- Alimentação saudável, evitando má nutrição.
- Ingesta adequada de cálcio ou suplementação, quando necessário. A ingesta mínima de cálcio deve ser de 1200mg por dia.
- Suplementação de vitamina D.
- Atividade física regular, pelo menos 3 vezes por semana.
Dra. Thamyse Dassie
Comments