• Foto do escritorDra. Thamyse Dassie

DIUs não hormonais: quais são as opções?

Atualizado: 18 de jul. de 2021

Os DIUs (Dispositivo IntraUterino) são métodos anticoncepcionais com ação local e de longa duração. Dentre os DIUs não hormonais, existem dois tipos: o DIU de cobre e o DIU de prata e cobre.

Mecanismo de ação

Ambos têm o mesmo mecanismo de ação: o cobre provoca uma inflamação no interior do útero e também provoca espessamento do muco cervical. Essas duas alterações criam um ambiente hostil, prejudicando a migração dos espermatozoides e causando sua destruição. Dessa forma, eles são capazes de evitar a fecundação.

Por causar essa inflamação intrauterina, os DIUs não hormonais podem aumentar o fluxo menstrual (normalmente em quantidade) e também aumentar as cólicas. Esse efeito colateral não ocorre com todas as mulheres, mas para aquelas que já apresentam essas queixas, eles se tornam métodos menos interessantes.

Diferença entre os DIUs de cobre e cobre/prata

A prata foi acrescentada ao DIU para estabilizar o cobre, evitando sua oxidação e uma possível corrosão do metal dentro do útero.

Apesar de inicialmente se pensar que ela também seria capaz de controlar os efeitos colaterais causados pelo cobre, essa diferença ainda não foi comprovada em estudos científicos. A indicação deve ser individualizada, após consulta com seu médico ginecologista.

O DIU de cobre, a depender do tamanho, pode durar de 3 a 10 anos; já o DIU de cobre/prata tem duração de 5 anos.

Dra. Thamyse Dassie