O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, com uma corrida de rua em Nova York, para estimular a sociedade a participar do controle do câncer de mama. Nos dias de hoje, em vários países do mundo, o mês de outubro é o período de destaque para conscientizar a população sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce da doença.
Durante muitos anos, o foco foi o incentivo ao autoexame das mamas. Mas existem dados que nos mostram que é mais comum as mulheres identificarem alterações nas mamas no dia-a-dia (banho ou troca de roupa) do que no autoexame mensal. Além disso, muitas mulheres acreditavam que o autoexame normal dispensava a necessidade de realizar mamografia. E isso não é verdade.
Por isso, aqui ficam alguns alertas importantes:
1) Não existe nenhum técnica específica para se autoexaminar. O importante é conhecer seu corpo, valorizar as mudanças que você notar e procurar ajuda do seu ginecologista ou mastologista.
2) Mesmo que você não note nenhuma alteração nas suas mamas, é importante que você passe por avaliação médica anual, que você seja examinada por seu médico, e que faça os exames periódicos.
A mamografia é o PRINCIPAL exame no rastreamento do câncer de mama. A realização periódica desse exame permite a detecção de tumores pequenos, em estágio inicial. Dessa forma é possível realizar tratamentos menos agressivos e aumentar as chances de cura. Os estudos mostram que a realização rotineira da mamografia reduz a mortalidade do câncer de mama em até 30%.
Quando falamos de prevenção, não podemos esquecer de algumas medidas que podem ajudar a REDUZIR o RISCO de desenvolver o câncer de mama:
1) Praticar atividade física regularmente - mínimo de 1 hora contínua, pelo menos 3 vezes por semana - é capaz de reduzir o risco de ter câncer de mama em 14%.
2) Evitar sobrepeso e obesidade - obesidade aumenta o risco de câncer de mama em até 2 vezes.
3) Evitar bebidas alcóolicas em excesso, principalmente consumo diário.
4) Parar de fumar.
5) Manter uma alimentação saudável, com ingesta de pelo menos 5 porções de frutas, verduras e legumes.
Adotar hábitos de vida saudáveis, realizar seus exames periódicos e procurar ajuda médica quando notar algo diferente em seu corpo, são algumas dicas do mês de outubro que devem ser levadas para a vida toda.
E você, já passou no seu mastologista esse ano?
Dra. Thamyse Dassie
Comments